quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ficha de trabalho para as férias de Natal

Olá a todos.
Aqui está a ficha de trabalho para as férias.

http://www.scribd.com/doc/45415671/CNAT

Será corrigida na primeira aula do 2.º periodo.
Beijinho,
AJS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exposição: "O Mundo dos Dinossauros", em Guimarães


Extintos há milhões de anos, os dinossauros dominaram o planeta como criaturas imponentes e demolidoras. Os primeiros fósseis descobertos no século XIX pelos paleontólogos permitiram reunir esqueletos completos que hoje integram as mais ricas colecções de muitos museus em todo o mundo.
Figuras incríveis, os dinossauros continuam a ser as maiores atracções não só nos museus mas também em exposições como esta que o Multiusos de Guimarães apresenta entre os dias 14 de Janeiro a 27 de Fevereiro.
Portugal é um país com grandes tradições na descoberta e preservação de fósseis de dinossauro e conta-se entre os 7 países do mundo que apresentam o maior número de géneros de dinossauros (um total de 25).



domingo, 5 de dezembro de 2010

When You Gotta Go... Como é a casa de banho no espaço?




Alguns de vós, já me tinham perguntado o que acontece quando o astronauta vai à casa de banho. O que acontece no espaço, onde a gravidade é quase zero? Como consegue o astronauta ficar sentado na sanita? Como funciona a sanita no espaço?
Encontrei a resposta. Vejam o filme.
Existem cintos para fixar o astronauta à sanita.Assim, a urina e os dejectos sólidos são separados. Em vez da gravidade e da água, a sanita do vaivém funciona com uma corrente de ar que empurra os dejectos e estes são “aspirados”.

Objectivos para o teste de DEZEMBRO

Olá a todos.
Aqui estão os objectivos para o teste do dia 9 de Dezembro.
Não se esqueçam de levar Folha de Teste.
Bom estudo!



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Datação Relativa

A datação relativa apoia-se no estudo dos fósseis e dos estratos para datar rochas. Todavia só os fósseis que se distribuem em intervalos de tempo curtos, na História da Terra, tendo ampla distribuição geográfica é que permitem essa datação. A esses fósseis dá-se o nome de fósseis de idade.

Datação relativa – Método de calcular a idade das formações geológicas ou de certos acontecimentos relativamente à idade de outras formações ou acontecimentos.

Estratos – Camadas sobrepostas paralelas formadas por sedimentos que se distinguem pela diferença de espessura, pelas dimensões ou pela coloração dos materiais.

Fóssil de idade – Fóssil que permite a datação de rochas, pois corresponde a espécies que viveram durante curtos intervalos de tempo e ocuparam áreas dispersas por muitas zonas da terra. São fósseis de idade as trilobites, que viveram apenas no Paleozóico e as amonites, que viveram no Mesozóico.

Princípio da identidade paleontológica – estratos com fósseis do mesmo tipo têm a mesma idade.
O método da datação relativa baseia-se, não só nas informações dadas pelos fósseis, como também em outros dois princípios fundamentais: o princípio da horizontalidade inicial, segundo o qual, se não houver nenhuma perturbação, a sedimentação se realiza regularmente, formando camadas geralmente paralelas e horizontais designadas por estratos, e o princípio da sobreposição dos estratos, segundo o qual cada estrato é mais antigo do que aquele que o recobre.

Foram descobertos pêlos de mamíferos num fóssil de âmbar com 100 Milhões de anos

Os pêlos de mamífero a três dimensões mais antigos foram encontrados num fóssil de âmbar. Com 100 milhões de anos, estes pêlos pertenceram a uma espécie que viveu ao lado dos dinossauros.

A descoberta foi feita no sudoeste de França, no âmbar, juntamente com os pêlos, ficou também preservado uma pupa de moscas. O âmbar foi produzido no período Cretácico, que decorreu entre os 145 milhões de anos e 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram pulverizados da Terra.


Conhecem-se pêlos fossilizados do Jurássico, o período anterior. “Temos impressões de pêlo a duas dimensões, tão antigas como o Jurássico Médio”, disse citado pela BBC News Romain Vullo, da Universidade de Rennes, em França, que estudou os pêlos. “No entanto, os pêlos carbonizados dão muito menos informação sobre a estrutura do que os pêlos a três dimensões, preservados em âmbar”, explicou Vullo.
Os fragmentos são mínimos, um tem 2,4 milímetros de comprimento e 32 até 48 micrómetros de largura. O outro tem 0,6 milímetros de comprimento e 49 a 78 micrómetros de largura.
Segundo o investigador este é o fóssil de pêlo mais antigo em que se pode observar a estrutura cuticular – a parte mais externa dos pêlos feito de células mortas. A estrutura é parecida com os pêlos dos mamíferos de hoje, mas a identidade do animal ainda é desconhecida.
Quatro dentes do mamífero marsupial conhecido Arcantiodelphys foram encontrados no mesmo local. “A hipótese mais parcimoniosa é considerar que os pêlos no âmbar pertencem a este animal ou a uma espécie parecida”, disse o investigador.
Existem três hipóteses que podem explicar a forma como os pêlos ficaram agarrados à resina que depois fossilizou em âmbar. Ou a resina caiu em cima do animal morto, e a pupa é o resultado de ovos que foram postos na carcaça. Ou o animal encostou-se à resina quando estava a passar e os pêlos ficaram agarrados ao material. A terceira hipótese é o animal ter-se aproximado da árvore para alimentar-se de insectos que estavam presos na resina.
Público 15/06/10

Autopsia a um Dinossáurio



No clima de areia de Dakota do Norte, foi  descoberto um esqueleto de dinossauro.

Concurso "Um olhar sobre a Biodiversidade"




Vídeos sobre astronautas

Conhece o que é preciso fazer para se ser um astronauta e o que é, realmente, ser-se um astronauta e voar para além da Terra:
http://www.cvtv.pt/home/pesquisa.asp?id_tag=15&id_video=101

Como dormem os astronautas?
No espaço não se faz sentir o efeito da gravidade e, como tal, os astronautas não sentem o peso e podem dormir em qualquer posição. Para isso, têm que se prender bem a uma parede ou a uma cama, tipo saco, dentro de uma cabine de forma a não flutuarem livremente pela nave espacial e chocarem sem querer com alguma coisa.
http://www.youtube.com/watch?v=dAyps3oPjY4&feature=player_embedded


O laboratório Columbus representa um marco fundamental na contribuição da ESA para a ISS (Estação Espacial Internacional). O laboratório Columbus, que entretanto se unirá à ISS, vai proporcionar aos astronautas um ambiente onde se podem utilizar equipamentos científicos e efectuar experiências em microgravidade.
http://www.cvtv.pt/home/pesquisa.asp?id_tag=15&id_video=100

terça-feira, 16 de novembro de 2010

XVI Olimpíadas do Ambiente

Olá a todos!

Tal como falámos na aula, aguardo as vossas inscrições nas XVI Olimpíadas do Ambiente.
Falem com os vossos pais e entreguem-me as inscrições assinadas na próxima aula.

Para saberem mais informações:
http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas/

Conto com a vossa participação!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Galileu Galilei (1564-1642)

    Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu Galileu nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, e morreu a 8 de Janeiro de 1642, em Arcetri, uma localidade perto de Florença.
    É considerado o fundador do método experimental.
    Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas.
    Tendo ouvido falar da invenção do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica.
    Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas sim irregular (pois pôde observar, pela primeira vez, as crateras da Lua), observou que a Via Láctea era composta de estrelas, observou as faces de Vénus, as manchas e a rotação do Sol em torno do seu eixo e descobriu e nomeou os satélites de Júpiter.
    As observações que publicou foram muito criticadas pelos astrónomos ligados às ideias de Cláudio Ptolomeu. Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes na Bíblia. Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633, e teve de abjurar perante a Inquisição.
    No decorrer dos séculos, a Igreja Católica foi revendo a sua posição relativamente a Galileu, tendo iniciando em 1992, isto é, mais de 3 séculos após a sua condenação, um processo de revisão dessa condenação. O processo de revisão foi demorado e durou 7 anos!
    Em 1999 a Igreja Católica decidiu absolver Galileu da heresia cometida há mais de 3 séculos.
    *
    *
    *
    Para saber mais, um livro interessante:
    Galileu - O génio que enfrentou a Inquisição
    Biografias da História Mundial de Philip Steele
    Editor: Campo das Letras
    * Sinopse
    Desde a infância, na Itália do século XVI, Galileu Galilei ansiava dedicar-se à ciência e à aquisição de novos conhecimentos. Mas ninguém poderia imaginar que este rapazinho estudioso viria, enquanto adulto, a fazer descobertas que modificariam o modo como vemos o universo. Galileu descobriu que a Terra não era o centro do universo, como todos pensavam, mas girava em torno do Sol. Por causa desta convicção que mudaria o mundo, Galileu enfrentou a ameaça da prisão e até mesmo a condenação à morte.

sábado, 23 de outubro de 2010

Composição: "Uma visita ao Espaço"

Relembro o desafio para fazerem uma composição sobre uma visita ao espaço.
 
Dêem asas à vossa imaginação e surpreendam-me.

 Como escrever melhor

O vaivém Columbia - mais uma tragédia

Acidente ocorreu após 28 missões
O vaivém norte-americano Columbia explodiu no dia 1 de Fevereiro de 2003 quando regressava à Terra depois de uma missão de 16 dias no espaço destinada a realizar experiências científicas. Durante a missão, foram realizadas mais de 80 experiências em nome da NASA e das agências espaciais europeia, japonesa, alemã e canadiana.

A Columbia era o vaivém espacial mais antigo da NASA. O seu primeiro voo foi efectuado em 1981.
A NASA perdeu contacto com o vaivém perto das 09h00 locais (às 14h00 em Portugal), quando o Columbia se encontrava a 160 quilómetros de Dallas (Texas), dezasseis minutos antes da hora prevista de aterragem da nave no centro espacial Kennedy, na Florida. Na altura, a nave encontrava-se a 200 mil pés de altitude e viajava a cerca 20 mil quilómetros por hora.

Os destroços do Columbia ficaram espalhados pelos estados do Texas e do Louisiana. Perderam a vida sete astronautas da NASA (North American Space Agency - Agência Espacial Norte-Americ

ana), entre eles Ilan Ramon, o primeiro israelita a viajar para o espaço. A bordo, para além de Ramon (especialista em carga), seguiam Rick Husband (comandante), William McCool (piloto), Michael Anderson (comandante de carga) e Kalpana Chawla, Laurel Clarck e David Brown (todos especialistas de missão).



Um relatório preliminar da NASA divulgado em Maio de 2003 revelou que a perda de uma junta de ligação entre células isotérmicas da asa esquerda pode ter originado a destruição do Columbia. Esta peça poderá ter sofrido danos no processo de descolagem, devido ao impacto de uma parte da mousse isolante do reservatório central externo que se soltou. A falta da junta levou a um sobreaquecimento da estrutura interna da asa que se deformou devido ao calor provocado pela reentrada na atmosfera. Pouco antes do desastre a tripulação do Columbia havia comunicado anomalias técnicas a bordo.

O acidente de hoje é o mais grave a envolver uma nave da NASA desde 1986, quando o vaivém Challenger explodiu durante a largada, vitimando os sete astronautas que seguiam a bordo.

Um vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=1oBTzbKx0jo

A Explosão da nave Challenger

Ficheiro:Challenger Launch.jpg     O Challenger foi um projecto da Agência espacial norte-americana (NASA).
Foi ao espaço, pela primeira vez em 4 de Abril de 1983.


Na sua décima missão, no dia 28 de Janeiro de 1986, às 11h38 locais, o Challenger foi lançado. Tudo parecia bem nos primeiros momentos do voo,  mas passados 73 segundos, o Challenger desintegrava-se, a 14 mil metros de altitude.

A tripulação do Challenger era composta por cinco homens e duas mulheres: o comandante Francis Scobee (46 anos), o co-piloto Michael Smith (39 anos), Judith Resnik (37 anos) – que se tornou a segunda mulher astronauta norte-americana em 1978 -, o físico Ronald McNair (38 anos), coronel do Exército Ellison Onizuka (40 anos), especialista em carga útil Gregory Jarvis (42 anos) e a primeira professora norte-americana a viajar até ao espaço, Christa McAuliffe (37 anos).





     A comissão de inquérito concluiu que o acidente foi provocado por um defeito na junta dos foguetões de combustível sólido do vaivém.
     Entre os vários objectivos da missão, que deveria prolongar-se durante seis dias, estava o lançamento de um satélite de comunicação. Porém, a professora Christa McAuliffe tinha uma missão especial: responder às questões que os seus alunos lhe iriam colocar durante a sua estadia no espaço.
Infelizmente esta missão não teve um final feliz!   :(

O vídeo: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=ZdgDk-v0uPI

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aterragem de um vaivém espacial.


VAIVÉM ESPACIAL

São naves espaciais tripuladas, reutilizáveis, com forma aerodinâmica que permitem transporte de astronautas, satélites, ondas e outros instrumentos para experiências.








Consultem o site:
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&feature=related&hl=pt&v=C-iXsaM82jY

terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEORIA GEOCÊNTRICA E HELIOCÊNTRICA

Para saber um pouco mais, consultem os endereços:

http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Geocentrismo_Heliocentrismo/Geocentrismo_Heliocentrismo.html#Teoria geocêntrica

http://uniterra.no.sapo.pt/geocentre.htm

ETAPAS DA EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA

Condições da Terra que permitem a existência de vida - Resumo

A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos.

É o terceiro Planeta, do Sistema Solar, a contar do Sol.
É o único planeta que reúne todas as condições necessárias para a existência de vida.

A existência e a manutenção da grande diversidade de seres vivos é consequência das condições excepcionais existentes na Terra e ausentes em qualquer um dos outros planetas conhecidos e estudados até hoje. Entre essas condições são de destacar as seguintes:

Distância ideal da Terra em relação ao Sol que permite luz e calor ao planeta;
A distância «ideal» que a separa do Sol, conjuntamente com a existência de uma atmosfera filtradora, faz com que a Terra tenha temperaturas moderadas, amenas (nem muito quentes nem muito frias). A absorção pela camada de ozono, existente na atmosfera, de parte das radiações ultravioletas produzidas pelo Sol, permite que estas não atinjam na sua totalidade a Terra, o que seria letal para os seres vivos.

A existência de água nos três estados: sólido, líquido e gasoso. A água entra na composição de todos os seres vivos que habitam a Terra, sendo a sua quantidade, em geral, elevada, o que prova a sua importância para as actividades vitais. A vida sem água não é, provavelmente, possível, pelo menos tal como nós a conhecemos.

• A existência de uma atmosfera com oxigénio (a partir do qual se formou a camada de ozono que protege a Terra dos nocivos raios ultravioleta) e dióxido de carbono. O dióxido de carbono é uma das substâncias mais importantes para a vida, que resulta do facto de ser utilizada pelas plantas verdes na realização da fotossíntese, com a consequente libertação de oxigénio necessário à respiração delas próprias e de todos os outros seres vivos.

• A existência de uma crusta sólida;

 

O blog do 7.ºG - Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blogue!

Pretende-se que este blog seja um espaço interactivo, que servirá como um auxilio às aulas de Ciências ao longo deste ano lectivo. Pode também ser utilizado como um espaço para colocação e esclarecimento de questões pertinentes.

Este é um lugar para aprender qualquer coisa mais para além das aulas.