Foi ao espaço, pela primeira vez em 4 de Abril de 1983.
Na sua décima missão, no dia 28 de Janeiro de 1986, às 11h38 locais, o Challenger foi lançado. Tudo parecia bem nos primeiros momentos do voo, mas passados 73 segundos, o Challenger desintegrava-se, a 14 mil metros de altitude.
A tripulação do Challenger era composta por cinco homens e duas mulheres: o comandante Francis Scobee (46 anos), o co-piloto Michael Smith (39 anos), Judith Resnik (37 anos) – que se tornou a segunda mulher astronauta norte-americana em 1978 -, o físico Ronald McNair (38 anos), coronel do Exército Ellison Onizuka (40 anos), especialista em carga útil Gregory Jarvis (42 anos) e a primeira professora norte-americana a viajar até ao espaço, Christa McAuliffe (37 anos).
A comissão de inquérito concluiu que o acidente foi provocado por um defeito na junta dos foguetões de combustível sólido do vaivém.
Entre os vários objectivos da missão, que deveria prolongar-se durante seis dias, estava o lançamento de um satélite de comunicação. Porém, a professora Christa McAuliffe tinha uma missão especial: responder às questões que os seus alunos lhe iriam colocar durante a sua estadia no espaço.
Infelizmente esta missão não teve um final feliz! :(
O vídeo: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=ZdgDk-v0uPI
Sem comentários:
Enviar um comentário