terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Alfred Wegener


Alfred Wegener nasceu em  Berlim, Alemanha em 1880 e morreu em 1930. Fez os seus estudos nas universidades de Heidelberg, de Innsbruck e de Berlim.

Fez o seu doutoramento em astronomia, em 1905, na Universidade de Berlim, onde foi assistente do Observatório de Lindberg.

Como meteorologista, fez parte das expedições dinamarquesas à Gronelândia.

Quando professor catedrático de Geofísica e Meteorologia da Universidade de Gratz, entre 1924 e 1930, chefiou uma nova expedição científica à Gronelândia durante a qual morreu.

Celebrizou-se como autor da Teoria da deriva dos continentes que apresentou em 1912 e desenvolveu no seu trabalho Die Eutstechung der Continente und Ozeane, publicado em 1915.


 
Há cerca de 200 milhões de anos, os continentes que existiram até aí, juntaram-se formando um super-continente que os cientistas designam por  Pangea, rodeado por um único oceano designado por Pantalassa.
Este supercontinente fracturou-se, os fragmentos foram-se afastando uns dos outros, constituindo os continentes que existem actualmente.  
A sua hipótese baseava-se não só em dados morfológicos, mas também em dados geológicos, paleontológicos, paleoclimáticos, etc.

Animação retirada do site: http://ciencias3c.cvg.com.pt/deriva_continental1.htm
 
   
 
  "...é como que se tudo passasse ao recortarmos uma folha de jornal. Basta apenas juntarmos os pedaços para encontramos os segredos da Terra..."    
(Alfred Lothar Wegener)

Parte das pessoas que souberam da Teoria apoiaram Wegener, e parte não. Alguns riam e faziam piadas. Mas Wegener, declarou que não se importava dizendo: "Poucas pessoas podem ter acreditado, e muitas não. Mas estas pessoas não importam. O que importa é que o mundo já se juntou, e daqui a milhões de anos se juntará novamente"...
.
Wegener não conseguiu propor o mecanismo responsável pelo  movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do século para perceber as causas da deriva dos continentes.
O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.

Na verdade, Alfred Wegener veio revolucionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.

Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecesse o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.

.#.

 

1 comentário: